Jul 26, 2010

O que rola por trás das passarelas do SPFW

Mídia: Gloss

Quem assiste a um desfile sentadinho na plateia ou no conforto do sofá de casa, não imagina o que rola por trás das passarelas. Acompanhamos o desfile da estilista Erika Ikezili do backstage e constatamos: a moda não é tão simples e glamurosa quanto parece.
01. Os estilistas começam a trabalhar na ideia do próximo desfile no final de cada temporada, ou seja, eles começam o trabalho seis meses antes da semana de moda.
02. A rotina do dia do desfile começa com a prova de roupas na parte da manhã. As modelos experimentam as peças e acertam os detalhes de cada uma para seus corpos.
03. Duas horas antes do desfile começar, elas chegam no backstage para fazer cabelo e maquiagem.
04. Enquanto isso, a produção da marca não para de trabalhar. Para um desfile marcado às 16 horas, chegar ao meio dia é o ideal. Prepara-se a comidinha dos bastidores, as mesas de make e cabelo, as araras com as roupas que serão desfiladas, sapatos, brindes e outros detalhes. Passadeiras ficam de plantão para qualquer solicitação de última hora.
05. Com o make e cabelo prontos, mas ainda com a roupa que chegaram, as quase 20 modelos (ainda faltam algumas que virão do cruzamento, ou seja, que acabaram de desfilar em outra marca e virão correndo para este desfile) ensaiam na passarela com a trilha e a luz do desfile.

O diretor do desfile, Cláudio Santana, passa para elas as coordenadas. “Entrem reto, bem embaixo da luz, vão até o final, sem parada, e voltem pela lateral”. "Sem parada" significa não fazer aquela paradinha na ponta da passarela. “Com parada é mais legal”, comenta a modelo Paola Lüdtke, com apenas 17 anos e muitos centímetros: 180! As modelos preferem fazer aquele charminho lá na ponta. Após o ensaio, elas voltam para o backstage para continuar a preparação.
06. A imprensa é liberada para fazer fotos de beleza e moda nos bastidores. A estilista responsável, Erika, dá entrevistas e o ambiente fica lotado. Últimos retoques de maquiagem e cabelo, a imprensa é retirada e as modelos vão para a sala das roupas se trocarem para o desfile.
07. Com as modelos prontas, Erika ajeita os detalhes das roupas no corpo delas. As meninas fazem, então, uma fila para entrar no desfile.
08. A música começa a tocar alto, as modelos entram e saem da passarela. As que fazem troca de roupa (desfilam com dois looks), voltam correndo para não perder tempo. Três pessoas no backstage posicionam estrategicamente a roupa para não atrasar nada.
09. Enquanto o desfile rola, a produção acompanha de dentro do backstage. Depois de toda tensão, todo mundo aplaude e comemora o sucesso. Dá para perceber o ar de felicidade e alívio da equipe.
10. As modelos voltam pro backstage, colocam suas roupas, desfazem rapidinho o cabelo e a maquiagem, comem alguma coisinha e já estão prontas para o próximo desfile. Saem correndo de um backstage para o outro para começar tudo novo de novo!

No comments: